quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

disse que disse

Estou a procura de emprego.
Alguém pegue o meu curriculo e ao menos leia.
Viver no interior é complicado, ainda mais quando você não nasceu na cidade, seus pais são tem nenhum laço social. Pois a única maneira que vejo de arrumar um emprego por aqui é na base do QI (quem indique). Ontem fui na prefeitura de Boituva, novos cargos todos ocupados por filhos e/ou sobrinhos de velhos funcionários publicos. Concurso? Isso só serve para aumentar a arrecadação daqueles que se iludem que tem chance.
Mas meu problema é de nivel também. Tenho um curriculo bom de mais para o salário que peço e sou muito jovem para tal tipo de serviço.
Acabo de regressar dos Estados Unidos, onde estudei um semestre de jornalismo. Ohhhh!
E dai? Isso agora apenas espanta quem lê meu curriculo. "Melhor nem chamar este cara, ele vai pedir muito para trabalhar aqui" - "Ele não vai aceitar a nossa proposta, vamos pagar muito pouco".
Eles poderiam ao menos me perguntar antes.
Semana passada minha mãe descobriu uma vaguinha... isso, vaguinha em uma rádio, estágio de jornalismo. Que bacana!!
Sem remuneração.
Quase 700 reais de faculdade, uma experiencia internacional, para trabalhar de graça? Isso é se prostituir de mais, ai tem aqueles que ainda falam, mas o que vale é a experiencia. Mas não percebem que lugares assim, já mais efetivarão alguém. Ficam caçando escraviários para nunca pagar ninguém. E é assim que funciona o jornalismo no interior. Não pague seus reporters, eles já são privilegiados de mais por trabalhar aqui. Dê todo o dinheiro ao editor chefe, mais dinheiro ao departamento de vendas, quase nada a editores e NADA aos escritores.
Fazer baderna e bater panela quando professores são despedidos da universidade, para isso são bons. Para revindicar melhores condições de trabalho, são umas ovelinhas medrosas. "Já estou aqui, não posso perder esta oportunidade". Que oportunidade?
Oportunidade para mim, são estas portas se fechando e o caminho se estreitando.
Pois em tempos de dificuldades, que não tem cão... caça COMO UM GATO.
Na malandragem, na espertesa.
Pois então, vou começar meu proprio jornal.
Já tenho minha propria oficina de costura, por que não ter um jornalzinho então?
Sei todos os processos de fabricação de um jornal e de administração de uma micro empresa.
Pois então, perderam um fncionário e ganharam um concorrente. Que já estudou no exterior e antes dos 25 anos de idade já tem seu proprio negocio. Agora complicou heim!!
Pois então!!!
Este é o destino de Siegfrid, filho de Sigmund.
Não... não é Freud!
Leia mais!!!

5 comentários:

Denise Moretti disse...

Nossa! Adorei!
Vamos ter um jornal novo na cidade/regiao pra arregassar os blablablas socilites?

Parabens pela iniciativa. Vc e muito grande pra ser um mero funcionario.

May Thor watch your steps.

Estarei de longe te olhando e torcendo por vc!
Certas coisas sao muito maiores e bem mais simples do que imaginamos.

"Ta gra agam duit."

Alessandra disse...

Adorei o blog Bruno!!
Vou recomendar pra amigos!!
E justo hoje pensei isso: no´prórpio negócio.
Não tem outro meio é só trabalhadno por a gente mesmo. Chega de filhadaputagem
Parabéns!
Alê

Pedro Lopes disse...

Fucking Awesome Blog! meu, muita sorte nesse teu novo projeto, qualquer coisa que precisar (tipo lembranças de pittsburg ou de viagens por ahi) so chamar :P te cuida vagabundo (na verdade nem de vagabundo nao posso te chamar mais porque tu vai abrir tua empresa de jornalismo(?) )
tudo de bom!!

Thaty disse...

Muito bom...
Parabenss!!
Tudo de bom!! Q Deus abençõe!!
Beijos!!
Thaty

Unknown disse...

Esse espaço é feito pra comentar?
É livre? Sem censura? Vamos lá...
"Viver no interior é complicado"? Sim, quando se busca experiências, mas quando já se é auto-suficiente no que faz NÃO,muito pelo contrário: é uma chance de você trazer inovação para um campo de trabalho; aí a primeira coisa a pensar. "quando não se é da cidade e seus pais não tem laço social"... E quando nem conhece onde nasceu e seus pais...bem digamos que eles estão por aí...em algum lugar, bem longe de você ter noção dos laços sociais deles??

É muito estranho uma pessoa com currículo bom demais e uma vida trabalhista inativa. Você já trabalhou em quantos jornais? No dia-a-dia você sabe como funciona uma edição? Já teve que escrever vários textos sobre pressão? é uma correria né? nem sempre se tem liberdade pra dizer tudo, nem sempre o SEU texto sairá do jeito que você escreveu, aliás: nem as idéias serão as suas, você faria uma adaptação de fatos importantes a ser colocados no jornal, e claro do jeito que o editor quer. Na teoria todos nós sabemos tudo, é fácil, basta buscar no google. Bru, pelo pouco conhecimento que tenho, sinto lhe informar que seu currículo (faculdade+faculdade no exterior+ser joevm) seja bom demais. Ingressando na 'vida acadêmica' ouvi casos de pessoas que realmente tem um currículo bom (faculdade+projetos acadêmicos premiados+experiência no maior jornal da cidade [ganhando salário de estagiário, ou seja uma merreca] fora outros trabalhos não remunerados- e sem precisar sair do próprio país hein!) Pra gente não ir muito longe vamos pegar o exemplo do seu pai, que trabalha há anos em um mesmo mercado, que conhece desde a produção até a finalização dos serviço, que teve bagagem e sim MUITA EXPERIÊNCIA, sem ter diploma ou curso no exterior. Ou mesmo uma amiga minha que é PhD. e vive fazendo trabalhos sem remuneração, pelo aprendizado apenas.

E outra: quando se faz aquilo que gosta, tentamos fazer o melhor e putz, cobrar é foda, falo isso por mim, parece que é tão bom fazer que você até sem saber o que cobrar do cliente.

É isso, liberdade de imprensa? Espero que aceite meu comentário e não leve pro lado pessoal.E se seu jornal já estiver funcionando terei o prazer de ler seus textos!

Beijo.

Postar um comentário